sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A FÚRIA DO MAR




 
                                            O QUE ME ENSINA?
Diante do mar  aprendo lições profundas e verdadeiras, que se traduzidas retratam a nossa vida. Há dia em que o seu movimento, se torna tão agressivo, tempestuoso, como que dizendo em alto e bom tom: afastem-se! hoje estou em meio a uma grande  tempestade! E já foi comprovado que:  Os que se arriscam a enfrentá-lo, não voltam sem marcas, e sulcos doloridos, e assustados em sua  memória.
É notório que pelo balanço de suas ondas, sabemos o que daí provem, se vai se acalmar ou se insurgir violento e dominante. Esta atitude, impõe respeito e medo. E também instrui aos que necessitam da virtude da paciência, e que por ele esperam e dele precisam, e ficam nesta espera até vê-lo sereno tranquilo, belo  e majestoso, e em sua quietude  silencioso se tornará novamente acolhedor, e é um convite  a todos os pelicanos, gaivotas,  mergulhões e navegadores que são por ele  atraídos, e  recebem de sua bonança  a recompensa que os sustenta.
Há dias em nossa vida que parecemos um mar revolto, é quando os sentimentos e pensamentos se agitam num movimento acelerado, atropelando o discernimento claro e benéfico, fazendo-nos andar em círculos acorrentados no egocentrismo, e ferindo com nossas ondas revoltas das atitudes grotescas e deselegantes, aqueles que desavisados, se aproximam neste período de agitação. É bem provável que venhamos a lamentar, por deixar que tenha tomado as rédeas de nossa vida, livre e sem restrição, à fúria da natureza humana indomável, no momento crítico pelo qual passamos. E um sentimento desconhecido agarra-se a nossa alma, e por mais esforço que fizermos  para dele nos livrar, sentimos  que todo esforço para encontrar  o porto seguro e atracar, é inútil e vão.
                              EIS  UM  APELO!
Retire-se, antes de machucar-se, e os de sua convivência. Retire-se, afaste-se antes de dar vasão as incontroláveis ondas da emoção, que depois de explodirem nas pedras do autocontrole  e salpicarem por todos os lados, o veneno do mau-humor, se recolherem e se acalmarem, certamente se verá que deixaram grandes e irreparáveis destroços na convivência com os seus. É certo que virá a bonança. É certo que virá a calmaria, é também certo que neste estágio pós tempestade, atraca nas margens, a serenidade; e junta-se a reflexão, e a reflexão deverá levar a tomar atitudes conscientes, responsável e engajada em recuperar todo o desgaste sofrido, pela sua extrema fragilidade, e pela necessidade de dependência  em relação ao grupo que o cerca.  E seguindo assim este novo curso na vida,  moldará, frutificará e somará na sua personalidade a bela virtude da humildade, da graciosidade da amabilidade e serenidade, da qual muitos estão privados, por sua rispidez, dureza e orgulho, dificultando e marcando seu próprio caráter. Sendo que a vida segue seu caminho sem parar e sem esperar que estejamos prontos. Portanto é primordial que, escutemos, analisemos tudo o que nos rodeia e o que  nos pressiona, para  agregar ou não, ao nosso crescimento e amadurecimento humano, afetivo, psicológico, emocional e espiritual, e encontrar a harmonia interior.  Caso contrário, despontará uma personalidade avessa, tornando-se uma pessoa difícil de conviver, contestando tudo e todos, se posicionando como austero e prepotente, se distanciando do centro da verdade de si mesmo, e dos demais, gerando conflitos internos e desajustados, onde nada e nem ninguém poderá passar por ele sem se machucar. O grande perigo é  se acomodar a tais investidas tempestuosas, que se grudam em nosso caráter, como sarna grudenta em cão, que só sai depois de muito lutar. Tudo isso faz com que se sinta cada vez mais sozinho, e distante  do porto da serenidade e da paz.
ORANDO  A VIDA
MESMO SENTINDO A DIFICULDADE DE SER SERENO
 E EQUILIBRADO, VENHO A TI QUERIDO DEUS,
 PROCURAR AQUILO QUE SÓ VOCÊ PODE DAR
 AS ALMAS  ATORMENTADAS E INSEGURAS,
  AJUDA-ME A  SER PACÍFICO E  A TER DOMÍNIO PRÓPRIO,
 SOBRE AS MINHAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS DESCABIDOS,
 DIANTE DAS AFRONTAS INJUSTAS E  MALDOSAS,
 QUE ME ATACAM EM DIAS DE FRAQUEZA E DESALENTO.
 SEI QUE NÃO POSSO ENFRENTAR
 A TEMPESTADE SÓ,
 E QUE  A VOSSA SOBERANIA REINA SOBRE TUDO,
 REVESTE-ME ÓH DEUS DE FORÇA
 E DÁI-ME A VOSSA PAZ.
E lembre-se sempre:
              a tempestade sempre surge...
...E  EIS QUE SOBREVEIO NO MAR UMA GRANDE TEMPESTADE, DE SORTE QUE O BARCO ERA VARRIDO PELAS ONDAS. ENTRETANTO JESUS DORMIA. (Mt,8,24).
...inesperada.
COMO TAMBÉM É INESPERADA  A GRAÇA DE DEUS EM NOSSA VIDA.


UM ABRAÇO.
COM CARINHO DE ZULEIDE
ZNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, Estamos felizes com sua visita! Volte sempre que quiser e puder!
Abraços,FAMM, por
ZNM